‘Amor de Primeira’: Evento beneficente troca alimentos não perecíveis por livros

Para a Revista O Odisseu, o idealizador do evento beneficente, o escritor e criador de conteúdo Deko Lipe, fala de usar a literatura como um ‘elo de afeto e transformação’.

O escritor e criador de conteúdo Deko Lipe. (Foto: Eduardo César/ Divulgação)

Já imaginou doar um quilo de alimento não perecível para quem precisa e ainda por cima ganhar um livro? Para quem está em Salvador isso será possível! Estamos falando do evento “Amor de Primeira”, uma ação beneficente que parte da iniciativa do escritor e criador de conteúdo Deko Lipe e conta com o apoio de diversas empresas parceiras e editoras. A ideia é contribuir com uma causa importante e também incentivar a leitura.

Quando a literatura transforma

O escritor e criador de conteúdo Deko Lipe (Foto: Eduardo César/ Divulgação)

Se a literatura tem um poder, certamente se trata do poder transformador. Como prova disso, podemos citar inúmeras histórias de pessoas que tiveram suas vidas mudadas por meio da leitura de um livro. No entanto, mais do que a transformação interna, podemos mencionar como a leitura incentiva pessoas a agir em prol de um bem comum.

Nesse sentido, o evento “Amor de Primeira” é uma iniciativa que pretende pôr em prática conceitos importantes que discutimos na literatura como a empatia e a ação social. Para Deko Lipe, essa é uma maneira de fazer com que o amor que chegou até você por meio dos livros chegue a mais pessoas.

Sempre digo que a literatura salva, então porquê não usar quem me salvou em prol de uma boa causa? Temos uma classe leitora pulsante e essa mobilização é necessária até para mostrar a força que nós temos.

Deko Lipe, escritor e criador de conteúdo. Idealizador do evento ‘Amor de Primeira’

Essa ideia mobilizadora, inclusive, é uma das forças que move o trabalho de Deko Lipe nas redes sociais. Além de escritor, Deko criou o Instagram “Primeira Orelha” (@primeiraorelha), onde compartilha suas impressões de leitura, com foco em livros que debatam questões importantes.

No geral, são livros para o público jovem que trazem consigo discussões sobre gênero, sexualidade, raça e outros tópicos fundamentais para os nossos tempos. Para Deko, tanto o projeto nas redes como o “Amor de Primeira” é uma forma de fazer da literatura um “elo de afeto e transformação”:

Eu sempre gosto de brincar com o nome do Primeira Orelha, acho que sempre orna com o que penso para o projeto. Como a ideia é sempre usar a literatura como esse elo de afeto e transformação diante da ação e do propósito, nada melhor que ter um Amor de Primeira para celebrar esse momento.

Deko Lipe, escritor e criador de conteúdo. Idealizador do evento ‘Amor de Primeira’

Saiba mais sobre o evento beneficente ‘Amor de Primeira’

Divulgação

Para os interessados em doar em alimento não perecível e receber um livro em troca, aqui vão as informações sobre o evento “Amor de Primeira”! A troca de livros acontecerá no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (Palacete das Artes, localizado na Graça) entre as 10h e 13h deste sábado (6 de abril).

Além da troca de livros, quem for pela manhã ainda poderá assistir a um bate-papo com escritores e criadores de conteúdo da nova cena literária baiana! Participarão do debate Anderson Shon, Carla Brito, Catarina Neris, Ian Fraser, João Mendes, Lorena Ribeiro e Roberta Gurriti. Portanto, se programe para chegar até às 10:30 e não perder nada!

Todos os alimentos arrecadados no evento serão doados para a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) que desde 1989 atua no atendimento a pessoas com HIV/AIDS. Para mais informações sobre o IBCM, acesse o site.

Leia Também: ‘Raul Seixas é considerado o pai do rock brasileiro, mas é muito mais que isso’, diz José Inácio Vieira de Melo, curador da Flipelô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *